Quarta-feira, 26 de Junho de 2019, 07:15

SINOP: Inflação e Cesta Básica de Sinop recuam porque falta dinheiro na praça

A pesquisa dos indicadores econômicos de Sinop realizada pelo CISE - CENTRO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS da UNEMAT, com o apoio da CDL, apontou que no mês de maio a taxa de inflação medida pelo IPC Sinop foi de 0,09%. Com esse resultado, a inflação acumulada em Sinop nos últimos 12 meses alcançou 3,02%. Já no ano de 2019 a inflação acumulada em Sinop está em 1,60%. Comparativamente à economia brasileira, a taxa de inflação em Sinop no mês de maio foi inferior ao IPCA, divulgado pelo IBGE para o mesmo mês, que foi de 0,13% para o período.

CESTA BÁSICA
Em maio, o custo da Cesta Básica em Sinop também apresentou uma retração. A cesta básica passou a custar R$ 463,78 no mercado local, o que representa um queda de -3,82% em relação ao mês anterior. Este mês, foram destaques os aumentos nos preços médios da carne (2,38%), da manteiga (2,9%) e da banana (1,78%). Em contrapartida, ocorreram quedas nos preços médios do óleo (-4,70%), do café (-5,1%) e da batata (-1,3%). Segundo dados do DIEESE, o custo da cesta básica apresentou uma variação negativa na maioria das regiões pesquisadas. Nas seguintes regiões metropolitanas, ocorreram quedas nos valores das cestas básicas: Campo Grande (-13,92%), Goiânia (-4,48%) e São Paulo (-2,87%). Segundo estimativa feita pelo CISE, em Cuiabá, a cesta básica apresentou um leve queda de -3,39% em maio e passou a custar R$ 486,37.

A desaceleração dos índices entretanto acende uma luz amarela para os economistas. “Na realidade essa desaceleração não é positiva porque ela acontece por ausência de dinheiro na praça, as pessoas estão extremamente cautelosas, e quem tem está segurando o dinheiro e a situação só vai melhorar se as reformas reais acontecerem, saírem do papel”, explica o economista Feliciano Azuaga.

INDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL – ICE
O levantamento de informações para o ICE ocorreu entre os dias 07 e 18 do mês de junho de 2019, tendo como referência os últimos 30 dias de atividade econômica com a amostra de 120 empresas. No mês de maio, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) apresentou estabilidade com o índice aumentando levemente em 1,75% em relação ao mês de maio. Esse resultado indica uma percepção de espera em relação ao ambiente econômico devido as reformas estruturais encaminhadas pelo governo federal ao Congresso. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior o resultado apresenta uma melhora no indicador (9,43%). No mês de junho, a avaliação da situação atual (IAE) apresentou uma melhora no indicador geral (11,11%). O destaque no levantamento foi o aumento no indicador de contratações (32,47%). O indicador de avaliação da expectativa futura (IEE) apresentou uma piora em relação ao período anterior (-5,76%). O destaque no levantamento foi a forte queda no indicador de investimentos (-18,10%).

ÍNDICE DO CONSUMIDOR - CONFIANÇA (ICC) E CONSUMO (IIC)
O levantamento de informações para o ICC e IIC ocorreu entre os dias 01 e 10 de cada mês, com referência aos próximos 30 dias. Em junho, o ICC apresentou um queda. O indicador mensal passou de 103,80 para 97,48 indicando uma piora na confiança de -6,09% em relação ao mês anterior. Considerando os indicadores que compõe o ICC, pode-se notar que a maioria dos indicadores apresentou uma leve redução. O indicador de renda pessoal apresentou uma melhora em relação ao mês anterior. E o IIC apresentou uma leve redução de -1,6%, em relação ao mês anterior passando de 109,2 pontos para 107,4. Dos indicadores que compõem o IIC, o indicador de consumo de móveis e eletro apresentou o melhor resultado entre os segmentos acompanhados.

TERMÔMETROS SOCIAIS
O Índice de Medo do Desemprego (IMD Sinop), que mede a sensação da população em relação ao risco de ficar desempregado no futuro próximo, em junho teve um aumento no indicador passando de 104,68 pontos para 110,71 um aumento de 5,8%. Já o Índice de Satisfação com a Vida (ISV Sinop), que avalia o nível de felicidade da população em relação à atual situação e às perspectivas futuras apresentou uma leve queda, passando de 107,7 para 105,3. A queda no índice foi de -2,2% em relação ao último mês.