Segunda-feira, 26 de Março de 2018, 06:10

Semana de Expectativas para Páscoa

A Páscoa não é uma das datas comemorativas mais expressivas para os comerciantes afinal não são todos os setores que tem aumento nas vendas. Segundo as estatísticas do SPC da CDL Sinop a Páscoa fica atrás do Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e dia das Crianças mas se equipara com outras datas como dia da mulher e supera outras como carnaval.

O CISE da Unemat, a pedido da CDL realizou uma pesquisa com 195 empresários e 125 consumidores sobre as perspectivas para as vendas de páscoa e as opções de investimento. Os resultados demonstram que mais da metade dos entrevistados afirmam que vão realizar campanha para a páscoa.

Os lojistas utilizam a páscoa não só para vender chocolate, flores, pelúcias e brinquedos, mas também como forma de convencimento para que outros produtos sejam vendidos como roupas, sapatos, brinquedos e artigos para perfumaria.

Segundo Fabrício Carvalho Nogueira, gerente da Sorpan, a Páscoa para a empresa dele é como o Natal para a maioria das empresas. O aumento nas vendas chega ser maior que 35% e por isso o estoque é reforçado, assim como a equipe e o movimento não para.

Na MG Papelaria a data também é motivo de comemoração. “Nesta época vendemos muitas cestas e embalagens, produtos que vão ser utilizados pelos artesãos que fazem ovos e kitutes de páscoa”, explica Diogo Eduardo Migliorini, gerente da MG. Ele conta que brinquedos e pelúcias também entram na lista de compras e com isso a aposta é que o mês de março seja 10% melhor do que foi em 2017.

Outra empresa que está confiante com a Páscoa é a Mplay. “Fizemos uma boa compra para a data apostando na Páscoa e no ano, sempre temos uma boa saída de pelúcias e brinquedos e acreditamos que em 2018 teremos só motivos para comemorar”, pontuou Heliana Aparecida Pereira, gerente da Mplay.

Mas a mesma pesquisa mostra que apenas 32% dos consumidores entrevistados responderam que pretendem realizar alguma compra de páscoa. Destes aproximadamente 21% disseram que pretendem gastar somente até R$ 50,00 reais, 18% afirmaram gastar entre R$150 reais e R$ 200,00 e 23% afirmaram que gastariam mais de $300 reais.

“Mesmo tendo grande parte da população de Sinop dizendo que não vai comprar os números nacionais são mais otimistas e além disso toda data bem trabalhada dá retorno, por isso sempre aconselhamos os lojistas a investirem em marketing direcionado, treinarem os funcionários para atendimentos personalizados e inovarem com brindes e formas de pagamento”, disse Márcio Kreibich Presidente da CDL Sinop.

PÁSCOA NO BRASIL

Já a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que cerca de 103,9 milhões de brasileiros devem realizar compras para a ocasião. De acordo com a sondagem, 69% dos consumidores pretendem comprar ou já compraram presentes e chocolates para a Páscoa de 2018 – percentual acima da intenção de compras relatada em 2017 (57%).

Entre os consumidores que vão realizar compras na Páscoa, a maior parte (41%) relata a intenção de gastar a mesma quantia do ano passado, enquanto 36% vão gastar menos e 15% garantem que gastarão mais. Dentre estes, as justificativas incluem o desejo de comprar mais produtos (57%), o fato de achar que os preços estão mais altos (37%) e acreditar que os produtos estão com um preço muito bom e vale a pena aproveitar (29%).

Já aqueles que vão gastar menos justificam sua decisão dizendo que pretendem economizar (48%), que os preços subiram demais e a renda mensal não acompanhou o aumento (46%) e porque não querem fazer dívidas (31%).

O levantamento do SPC Brasil mostra que cerca de 44% dos consumidores pretendem comprar a mesma quantidade de produtos que na Páscoa de 2017, 31% pretendem comprar mais produtos e 14% comprar menos. A média de compras esperada é de cinco produtos e o gasto total médio, R$ 135,03.

Para 41%, preços estão mais caros. 91% farão pesquisa de preços. Barras de chocolate já são opção para 48% dos consumidores.

Veja a matéria completa no site http://site.cndl.org.br/104-milhoes-de-pessoas-devem-realizar-compras-para-a-pascoa-mostra-estimativa-do-spc-brasil-e-cndl/