Notícias

Segunda-feira, 08 de Janeiro de 2018, 08:23

Tamanho do texto A - A+

Revisão do eleitorado será feita até dia 02/02/2018

 

A partir desta segunda-feira, 8 de janeiro, a Justiça Eleitoral em Mato Grosso retoma o atendimento ao eleitor, em período integral, nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, que passam pela revisão do eleitorado com biometria. Durante o recesso forense, período compreendido entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, o atendimento aconteceu das 12h às 18h nestes três municípios.

No município de Sinop existem dois postos de atendimento ao eleitor. A Central de Atendimento ao Eleitor situada na Rua das Grevíleas, nº 442, Setor Comercial Sul; e a Central de Atendimento ao Eleitor situada na Rua das Figueiras, nº 980, Setor Comercial Norte. Ambas atendem das 7h30 às 17h30, sem intervalo para o almoço, de segunda a sexta-feira.

O cadastro biométrico dos eleitores de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop acontece desde 2015, de forma ordinária. Passou a ser obrigatório a partir de fevereiro de 2017. Apesar do apoio da imprensa, que divulgou maciçamente a necessidade de comparecimento do eleitor, poucos compareceram nos primeiros meses de atendimento, deixando parcialmente ociosa a estrutura montada pela Justiça Eleitoral.

Até o início de setembro de 2017 pouco mais de 20% dos eleitores de Cuiabá, por exemplo, haviam comparecido para a biometria. A procura se intensificou nos meses seguintes. Nas últimas semanas antes do recesso forense, o TRE de Mato Grosso vinha atendendo uma média de 1.200 eleitores por dia, apenas em Cuiabá. Com a aproximação do fim do prazo para o cadastro biométrico, a demanda aumentou significativamente, o que obrigou a Justiça Eleitoral a atender por ordem de chegada, com distribuição de senhas, para melhor organizar o fluxo.

Atualmente Mato Grosso possui 2.263.209 eleitores, dos quais 820.166 já fizeram o cadastro biométrico, o que equivale a 36,24% do total. Em Sinop, do total de 93.782 eleitores, 59.485 já compareceram para biometria (63,43%).

Conforme normativo aprovado pelo Pleno do TRE-MT, a revisão do eleitorado com biometria, em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, vai até dia 02 de fevereiro deste ano. Contudo, o fechamento do cadastro eleitoral acontece apenas em abril.

Veja documentos necessários para a biometria:

Documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei);

Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). Os comprovantes devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente seu em linha reta consanguínea, até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se, neste último caso, aos ascendentes do cônjuge ou companheiro (sogro e sogra);

Comprovante de quitação com o serviço militar (apenas para homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título).

Atenção: A CNH e o Passaporte não são aceitos como documento de identificação para o alistamento, ou seja, para emissão do primeiro Título de Eleitor.

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei