Sábado, 02 de Setembro de 2017, 08:10

Retifica Rei: crescendo junto com Sinop

Afonso Celso Teschima Junior, um dos empresários pioneiros de Sinop, foi presidente da CDL por nove anos e como diretor foram mais de 15 anos. A retífica de motores Retifica Rei começou quando o patriarca Afonso Teschima veio de Bandeirantes, Paraná, para Sinop há 41 anos, em 1976, com apenas uma oficina mecânica. Na época eram somente quatro funcionários aprendizes que posteriormente viriam a se tornar profissionais com os ensinamentos de Afonso.
Sinop ainda estava começando e após sentir a necessidade de algo maior e diferente para a região, Afonso montou a Retífica Rei. Hoje a empresa ainda é considerada familiar, por pertencer a avós, pai, mãe e filhos, porém nem todos participam deste empreendimento, já que a maioria ainda são estudantes ou escolheram outra profissão. Atualmente a Retifica Rei tem 37 anos e aproximadamente 50 funcionários e foi uma das primeiras empresas a se filiar a CDL.
Na época da filiação a empresa não queria apenas os serviços oferecidos pela CDL, mas queria também ajudar a entidade a ser construída. Afonso afirma que “hoje, nem sempre os empresários conseguem ver a CDL da maneira como deveriam, veem uma prestadora de serviços, mas a entidade é mais, ela realmente busca alternativas e ajuda no fomento do comércio, o trabalho em geral, que é feito dentro da CDL, em várias situações, é muito grande”.
Afonso ainda lembra que “em âmbito nacional temos uma insegurança muito grande na questão tributaria, e em todas as questões que envolvem o comércio a CDL se faz presente, mesmo que nem todos vejam isso”. Teschima ainda ressalta que quando se trata de empresas, a CDL não beneficia somente as filiadas e sim todas de uma forma generalizada.
Ainda segundo Afonso Junior, Sinop é uma terra abençoada, é um lugar digno de admiração para os empresários, por ser uma cidade jovem e “única”, extremamente prospera para qualquer área de atuação. Por mais que haja um problema de geração de emprego em todo o país, Sinop é diferenciada e se transforma de acordo com as situações e faz com que as pessoas não sintam tanto esses momentos de turbulências.
Aos novos empresários do município, Afonso deixa suas palavras de apoio e incentivo “confie e acredite, não só no seu potencial, mas na cidade e na região. Tenho certeza que não irão se arrepender de terem investido e apostarem aqui em Sinop”.

Departamento de Comunicação da CDL Sinop
Daniela Melhorança - Jornalista Responsável - 66 996161412