Notícias

Quarta-feira, 01 de Julho de 2020, 07:23

Tamanho do texto A - A+

Queimadas rurais em Mato Grosso estão proibidas


 
O governo de Mato Grosso decidiu antecipar o início o período proibitivo de queimadas na zona rural em todo o Estado, a partir de hoje, 1º de julho, até 30 de setembro. Com a decisão, os proprietários rurais estão proibidos de realizar qualquer atividade de limpeza de pastagem com o uso do fogo. EM ZONA URBANA, AS QUEIMADAS SÃO PROIBIDAS DURANTE TODO ANO. Em Sinop as denúncias podem ser feitas pelo aplicativo da prefeitura, SE LIGA, e pelo telefone (66) 3531 3499, das 7hs as 13hs.
 
A decisão leva em consideração fatores climáticos e riscos que a poluição do ar traz à saúde humana, especialmente em um momento que o mundo enfrenta uma pandemia de uma síndrome respiratória, a Covid-19. Além disso, de acordo com monitoramento realizado pelo INPE, de janeiro a 28 de maio, Mato Grosso registrou um aumento de 11,83% dos focos de calor em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o Brasil e os Estados da Amazônia legal registraram redução de 2,84% e 31,26% respectivamente.
 
Também foi verificado que 44% do Estado apresenta a pluviosidade abaixo da média e 24% do território encontra-se na média dos últimos 30 anos para o mesmo período. A estiagem decrescente seca a vegetação mais fina tornando-a mais vulnerável ao fogo.
 
O governo foi notificado pelo Ministério Público de Mato Grosso a antecipar o período proibitivo de queimadas para 05 de junho, dia mundial do Meio Ambiente. Diante dos dados apresentados tanto pelo PME, quanto pelos órgãos de Governo, a recomendação foi acatada parcialmente. Para esta data, a Sema vai reunir médicos e especialistas em mudanças climáticas em um debate virtual ao vivo para conscientizar a população sobre os riscos da degradação ambiental à saúde humana, informa a assessoria.
 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei