Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017, 07:33

Procon fará blitz em lojas que participarão da black Friday

O Órgão de Defesa do Consumidor (Procon-Sinop) estará, nessa sexta-feira, 24, fazendo uma blitz de conscientização e orientação no comércio de Sinop. Técnicos do órgão, apoiados pela Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), farão visitas pontuais e aleatórias de forma abrangente e, até, descentralizada em estabelecimentos comerciais que vão, desde a região do grande São Cristóvão à região do grande Boa Esperança e Avenida André Maggi em toda a sua extensão.

A ação é em decorrência da promoção Black Friday, evento em que o comércio costuma dar descontos bastante significativos para o consumidor. De acordo com a diretora do Procon, Juliana Torres Baptista, a intenção não é intimidar ninguém. “Nós vamos fazer um papel de orientação e acompanhamento para ver se as propagandas não são abusivas e os descontos são reais. Por isso estaremos juntos com os nossos grandes parceiros que são as entidades que representam a classe empresarial”.

A diretora explica que esse é o primeiro ano que o Procon realiza esse tipo de ação, haja vista a Black Friday é novidade para o comércio brasileiro e, principalmente, sinopense. “Para o próximo ano, nós estaremos fazendo uma ação um pouco maior e mais antecipada, onde verificaremos a precificação dos produtos através das propagandas que são feitas em cima da data. A Black Friday é apenas um dia, mas o comércio tem anunciado uma semana de promoção. Então, vamos nos apegar às mídias feitas durante todo o mês de novembro para verificar se os descontos ofertados serão reais”, revela.

Baptista diz que aproveitará, também, para orientar o comerciante para atentar ao preenchimento correto da Nota Fiscal em caso de venda de produtos com avarias. “Vamos lembrar o vendedor que a Nota deve constar, exatamente, qual a avaria do produto que ele vendeu, caso contrário dará a garantia de troca ao consumidor”, pontua ao explicar que o produto com defeito deve ter garantia de troca, independente de seu valor promocional.

Além do esclarecimento das leis que garantem ou barram a troca de produtos, pois alguns casos não permitem efetuar troca, a diretora do Procon Sinop revela que alertará os consumidores encontrados durante a visita para que efetuem compras conscientes gastando, apenas, valores que cabem em seu orçamento, pois janeiro é mês de impostos, materiais escolares e outras despesas extras que podem comprometer o pagamento de dívidas contraídas em novembro ou dezembro, o levando à inadimplência e, consequentemente, ao registro do cadastro nacional de devedores.

Outro alerta feito pela diretora do Procon é para que o consumidor fique atento para as compras efetuadas via internet. “O consumidor deve verificar a procedência do site, se existe uma loja física, se tem um serviço de atendimento ao consumidor e se existe registros de reclamações daquele endereço eletrônico para que não caia em golpes”, alerta lembrando que, em alguns casos, os golpes acabam se tornando irreversíveis.

Procon, Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas farão a sua primeira visita, à partir das 8h, na região do São Cristóvão.

Black Friday
É um evento típico do comércio americano e que chegou ao Brasil há poucos anos. Sua incidência é que ocorra no dia seguinte à quinta-feira de ação de graças (thanksgiving), data, tipicamente, religiosa e de grande peso para o país onde agradecem pelos bons acontecimentos do ano que se passa. Na prática, o dia de desconto (black friday) é realizado na última sexta-feira do mês de novembro.
Black Friday é uma expessão em inglês que significa sexta-feira negra e, esse ano (2017), no Brasil, o evento será realizado no próximo dia 24.