Terça-feira, 29 de Maio de 2018, 23:35

Manifestantes vão liberar 10 cargas de combustíveis para Sinop após negociação com prefeitura e entidades

Por: Só Notícias/Débora Lobo

Um dos representante dos caminhoneiros que mantém bloqueio na BR-163, na região do Alto da Glória, confirmou, há pouco, que serão liberadas 10 caminhões e uma carreta carregados com combustíveis para abastecer os postos de Sinop nesta quarta-feira pela manhã. A quantidade não foi confirmada mas a estimativa é que seriam mais de 20 mil litros. “Após reunião (esta noite) com a prefeita, conversei com os caminhoneiros e decidimos fazer essa liberação para contemplar a comunidade que tem nos apoiado. A prefeita ficou responsável por fazer a distribuição entre os postos e terá limitação de 20 litros por veículo”, declarou.

O empresário Márcio Kreibich, presidente da CDL e um dos representantes da União das Entidades de Sinop (Unesin), explicou que as carretas serão liberadas nesta quarta-feira durante o dia. “Uma dessas carretas será para abastecer os veículos da prefeitura e o outro para um posto de combustíveis”. Não foi informado para quais postos as cargas de gasolina, etanol e diesel serão levadas.

A prefeita Rosana Martinelli resaltou o bom senso dos manifestantes em atender o pedido e liberar as carretas carregadas com combustível para atender os órgãos municipais e também a população.

Conforme Só Notícias já informou, hoje de manhã, a prefeita e representantes da Unesin estiveram reunidos com representantes dos manifestantes e fez o pedido para que liberassem as carretas de combustível para garantir 'o mínimo' dos serviços essenciais para a população. Caso o pedido não fosse atendido, a prefeitura poderia pedir para o comitê de crise do governo estadual a destinação de escolta da PRF e Exército visando garantir o transporte emergencial das carretas e caminhões com gasolina, etanol, diesel e gás de cozinha que estão parados nos bloqueios, em Sinop.

Na reunião, realizada na CDL, foi reforçado que as entidades estão apoiando o manifesto dos caminhoneiros, desde os primeiros dias, e a prefeitura também emitiu, anteriormente, nota de apoio. Foi exposto ainda que 95% dos postos de Sinop estão sem combustível. A frota da prefeitura está parada. Só serviços essenciais estão sendo feitos.

De acordo com a prefeitura, a situação é critica e empresas que prestam serviços de saúde para a UPA estariam com dificuldades para continuar os atendimentos na área de exames, por exemplo. Ontem, chegou uma carga para atender ambulâncias e viaturas policiais.

Algumas empresas -boa parte delas prestadores de serviços- já estão com suas atividades paralisadas devido à falta de combustível. Um grande número de moradores está sem gasolina e etanol em motos e veículos. Algumas linhas de ônibus que fazem transporte dos bairros ao centro foram reduzidas.