Terça-feira, 10 de Abril de 2018, 07:51

LOJISTAS SÃO CONVOCADOS PARA FORÇA TAREFA CONTRA O MOSQUITO!

A Câmara de Dirigentes Lojistas em parceria com a Prefeitura de Sinop, através da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Tiro de Guerra, Bombeiros, e Associação Comercial e Empresarial convocam a população e especialmente os empresários para atuarem ativamente na FORÇA TAREFA DE COMBATE AO MOSQUITO Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Nesta quarta-feira, 11 de abril, iniciam as visitas da FORÇA TAREFA para que os profissionais verifiquem se há focos do mosquito e locais de risco. Este trabalho segue até dia 25 de abril e, a princípio, é orientativo, mas em locais onde sejam encontradas larvas já serão feitas notificações para que os responsáveis tomem providencias, eliminando estes focos e evitando multa.

O objetivo é alertar os lojistas e moradores de que é responsabilidade de cada um manter sua empresa e casa longe do mosquito praticando ações de limpeza e segurança como:
• Limpeza de calhas e dos quintais eliminando pneus, garrafas e todo tipo de lixo ou objeto e até plantas que acumulem água parada.
• Tampar os grandes depósitos de água como caixas d'água, tanques, tinas, poços e fossas.
• Limpeza dos recipientes de água: Não basta apenas trocar a água do vaso de planta ou dos animais domésticos é preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas.
• Limpeza de gavetas de geladeira, bandeja do ar condicionado, umidificadores de ar, ralos e canaletas de drenagem, entre outros.

Vale alertar que caso as irregularidades persistam os agentes multarão empresas e residências, baseados na Lei Municipal nº 1185/2009, que estabelece multa de 100 URs (Unidades de Referencias), para locais em que existam criadouros do mosquito, por se tratar de risco à saúde pública. A mesma lei também estabelece multa de 200 a 800 UR’s caso os proprietários recusem injustificavelmente o ingresso das autoridades competentes.

Desta forma, mais uma vez, alertamos os empresários para que mantenham sua empresa e residência livre do mosquito, garantindo a saúde de todos e não correndo o risco de ser autuado e multado.