Terça-feira, 24 de Abril de 2018, 07:30

Inflação e Cesta sobem mas Confiança Empresarial permanece estável

A pesquisa dos indicadores econômicos de Sinop realizada pelo CISE - CENTRO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS da UNEMAT, com o apoio da CDL, apontou que em março a taxa de inflação medida pelo IPC Sinop ficou em 0,15% superior em relação ao mês anterior. Como em janeiro houve deflação de -0,38%, em fevereiro +0,24 e em março +0,15%, a inflação acumulada no ano em Sinop é de 0,01%. Comparativamente à economia brasileira, a taxa de inflação local foi um pouco maior este mês, dado que o IPCA, divulgado pelo IBGE para o mesmo período, foi de 0,09%. No ano o acumulado nacional foi de 0,70%. Este mês, a diferença significativa sobre o índice de preços ficou a cargo dos grupos: Alimentação, com aumento de 0,56%, Saúde, com aumento de 0,34% e Educação, com redução de - 0,50%. Os demais grupos apresentaram variações relativamente pequenas em relação ao mês anterior.

CESTA BÁSICA
Em março, o custo da Cesta Básica em Sinop apresentou um leve aumento. A Cesta passou a custar R$ 388,32 no mercado local, o que representa um aumento de 0,44% em relação ao mês anterior. Este mês, foram destaques as altas nos preços médios da batata (16,35%), da banana (10,7%) e da manteiga (5,48%). Em contrapartida, houve queda nos preços médios da carne (-4.04%), do feijão (-11,61 %) e do óleo (-2,88%). Segundo dados do DIEESE, o custo da cesta básica apresentou uma variação negativa em Brasília (-1,00%) e em Goiânia (-0,98%). Nas seguintes regiões metropolitanas, ocorreu aumento no preço da cesta básica: Cuiabá (0,89%), Campo Grande (2,60%) e São Paulo (0,12%).

INDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL – ICE
O levantamento de informações para o ICE ocorreu entre os dias 01 e 09 do mês de abril
de 2018, tendo como referência os últimos 30 dias de atividade econômica com a amostra de 138 empresas. No mês de abril, o Índice de Confiança Empresarial se manteve estável em relação ao mês anterior. Esse resultado indica que persiste uma perspectiva positiva e estável para os próximos meses do primeiro semestre de 2018. A
trajetória deve ser manter até o início do ciclo eleitoral. Neste mês de abril, a avaliação da situação atual (IAE) apresentou uma leve redução em cinco dos seis indicadores, e somente o indicador de vendas apresentou estabilidade. Por sua vez, a avaliação da expectativa futura (IEE) apresentou estabilidade em três indicadores (vendas, economia de Sinop e investimentos). De modo geral, ambos os indicadores, IAE e ICE, apresentaram a tendência de estabilidade observadas nas pesquisas anteriores.

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CONSUMIDOR - ICC
O levantamento de informações para o ICC ocorre entre os dias 01 e 10 de cada mês, com referência aos próximos 30 dias, tendo entrevistado 121 pessoas. Em abril, o ICC apresentou um aumento de 89,22 para 98,7. Indicando um aumento de 9,65% em relação ao mês anterior. Considerando os indicadores que compõe o ICC, pode-se notar que o indicador de situação financeira, endividamento e renda pessoal apresentaram aumento. O índice de desemprego e o índice de compras mantiveram a estabilidade na
perspectivas dos consumidores.

ÍNDICE DE INTENÇÃO DE CONSUMO – IIC
Em abril, o IIC apresentou queda de 18,5 %, passando de 98.08 pontos para 82.75. Dos indicadores que compõem o IIC, apenas a propensão a consumir no segmento supermercado e vestuário não apresentaram queda.

TERMÔMETROS SOCIAIS
O Índice de Medo do Desemprego (IMD Sinop) mede a sensação da população em relação ao risco de ficar desempregado no futuro próximo. Em abril houve leve queda, passando de 96,98 pontos para 93,38, uma diminuição de -3,38%. Já o Índice de Satisfação com a Vida (ISV Sinop) avalia o nível de felicidade da população em relação à atual situação e às perspectivas futuras. Este mês, o ISV apresentou um leve queda de 110,06 para 104,59. Uma redução de -5,22% em relação ao mês anterior.