Quarta-feira, 24 de Abril de 2019, 07:31

Inflação e Cesta Básica de Sinop em alta

A pesquisa dos indicadores econômicos de Sinop realizada pelo CISE - CENTRO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS da UNEMAT, com o apoio da CDL, apontou que no mês de março a taxa de inflação medida pelo IPC Sinop foi de 0,43% maior em relação ao mês anterior. Com esse resultado, a inflação acumulada em Sinop nos últimos 12 meses alcançou 4,00%. Já no ano de 2019 a inflação acumulada em Sinop está em 0,98%. Comparativamente à economia brasileira, a taxa de inflação em Sinop no mês de março foi inferior ao IPCA, divulgado pelo IBGE para o mesmo mês, que foi de 0,75% para o período. O IPCA nacional acumulado em 2019 está em 1.51%. Já nos últimos 12 meses o índice ficou em 4,58%, um pouco superior ao resultado da inflação de Sinop. O resultado nacional aponta uma inflação dentro da meta definida pelo Banco Central e de acordo com as expectativas dos agentes de mercado.

Este mês, as diferenças mais significativas sobre o índice de preços em Sinop foram decorrentes dos seguintes grupos de consumo: Alimentação, com aumento de 0,34%, Transporte, com aumento de 0,22% e Vestuário que teve aumento de 0,13%. O grupo de consumo Comunicação apresentou um recuo de -0,13% e o grupo Educação teve um recuo de -0,11%. Já os demais grupos apresentaram variações relativamente pequenas em relação ao mês anterior.

CESTA BÁSICA
Em março, o custo da Cesta Básica em Sinop apresentou um leve aumento. A cesta básica passou a custar R$ 437,35 no mercado local, o que representa um aumento de 2,50% em relação ao mês anterior. Foram destaques os aumentos nos preços médios do batata (19,4%), do tomate (28,3%) e do feijão (11,21%). Em contrapartida, ocorreram quedas nos preços médios da farinha (-4,20%), do açúcar (-4,75%) e da manteiga (-2,21%). Segundo dados do DIEESE, o custo da cesta básica apresentou uma variação positiva na maioria das regiões pesquisadas. Nas seguintes regiões metropolitanas, ocorreram aumentos nos valores das cestas básicas: Campo Grande (2,02%), Brasília (11,09%), Goiânia (4,09%) e São Paulo (5,54%). Segundo o IMEA, em Cuiabá, a cesta básica apresentou um leve aumento de 5,04% em fevereiro e passou a custar R$ 476,09.

INDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL
O levantamento de informações para o ICE ocorreu entre os dias 01 e 13 do mês de abril de 2019, tendo como referência os últimos 30 dias de atividade econômica com a amostra de 121 empresas. O ICE apresentou uma leve redução de -0,78% em relação ao mês de abril. Esse resultado indica estabilidade na percepção do ambiente econômico com as primeiras medidas anunciadas pelo governo federal. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior o resultado apresenta uma melhora no indicador (4,96%). A avaliação da situação atual (IAE) apresentou uma redução no indicador geral (-2,70%). O destaque no levantamento foi o aumento no indicador de adimplência (4,17%). O indicador de avaliação da expectativa futura (IEE) apresentou estabilidade em relação ao período anterior (0,0%). O destaque no levantamento foi a forte queda no indicador de investimentos futuros (-16,8%).

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CONSUMIDOR
O levantamento de informações para o ICC ocorre entre os dias 01 e 10 de cada mês, com referência aos próximos 30 dias. Em abril, o ICC apresentou uma estabilidade. O indicador mensal passou de 101,37 para 101,65 indicando uma melhora na confiança de 0,28% em relação ao mês anterior. Considerando os indicadores que compõe o ICC, pode-se notar que a maioria dos indicadores apresentou estabilidade. O indicador de renda pessoal apresentou uma melhora em relação ao mês anterior.

TERMÔMETROS SOCIAIS
O Índice de Medo do Desemprego (IMD Sinop) de marços, que mede a sensação da população em relação ao risco de ficar desempregado no futuro próximo, teve uma redução, passando de 115,1 pontos para 105,0 um queda de -8,8%.
Já o Índice de Satisfação com a Vida (ISV Sinop) deste mês, que avalia o nível de felicidade da população em relação à atual situação e às perspectivas futuras, apresentou uma piora na percepção de satisfação com a vida passando de 115,1 para 107,7. A queda no índice foi de -6,5% em relação ao último mês.