Quarta-feira, 25 de Outubro de 2017, 10:03

INFLAÇÃO DE SINOP DISPARA

A pesquisa dos indicadores econômicos de Sinop realizada pelo CISE - CENTRO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS da UNEMAT, com o apoio da CDL, apontou que em setembro, o índice de inflação medida pelo IPC Sinop disparou e ficou 1,49% superior em relação ao mês anterior. Com esse resultado, a inflação acumulada no ano em Sinop em 2017 é de 3,75%, e nos últimos 12 meses o índice alcançou 4,31%. Em relação ao índice nacional, a taxa de inflação local foi 9x maior que a variação nacional para este mês. O IPCA divulgado pelo IBGE para o mesmo período foi de 0,16%. Nos últimos 12 meses, a inflação brasileira acumulada medida pelo IPCA foi de 2,54%, e no ano de 2017 foi de 1,78%.

Este mês, a grande pressão sobre o índice de preços veio do grupo Saúde, com alta de 1,03%. A alta coincide com a crise pela qual passa o Hospital Regional da cidade que está em vias de fechar. Os grupos Transportes, com alta de 0,11%, Habitação, com alta de 0,16% e Alimentação, com alta de 0,20% também contribuíram para a forte aceleração nos índices de preço. Os demais grupos apresentaram variações relativamente pequenas.

CESTA BÁSICA
Também em setembro, o custo da Cesta Básica em Sinop apresentou um leve aumento, devolvendo parte da queda do último mês. A Cesta passou a custar R$ 374,45 no mercado local, o que representa um aumento de 3,46% em relação ao mês anterior. Este mês, foram destaques as altas nos preços médios da manteiga (15,89%), da banana (7.35%) e do leite (6,80%). Em contrapartida, houve queda nos preços médios do arroz (-6.98%), do óleo (-6,81%) e do café (-4,79%). Segundo dados do DIEESE, o custo da cesta básica apresentou uma variação negativa em Brasília (-3,41%), em Goiânia de (-3,57%), São Paulo de (-2,46%), Cuiabá (-2,40%). Campo Grande teve alta de (1,77%). Segundo o IMEA, em Cuiabá, a cesta básica apresentou queda de 2 % em setembro e passou a custar R$ 380,40.

INDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL – ICE
Já o Índice de Confiança Empresarial de outubro avançou positivamente 04 pontos, o que representa uma melhora de 3.81% em relação ao mês anterior. Esse resultado configura uma percepção um pouco melhor do cenário econômico. Com os dados do último relatório de inflação do Banco Central fica evidente uma recuperação mais robusta da economia para o próximo trimestre.

A avaliação da situação atual (IAE) apresentou recuperação em todos os critérios pesquisados, entretanto o indicador de investimentos foi que mais chamou atenção (4.26%). Já a avaliação da expectativa futura (IEE) apresentou um avanço de quatro pontos, que representa um avanço de 3,45%. Quatro dos seis indicadores apresentaram melhora, com destaque para o indicador de confiança na economia de Sinop (17.54%). Os indicadores de investimentos e contratações foram os únicos que apresentaram variação negativa. De modo geral, ambos os indicadores IAE e IEE apresentaram variação positiva em relação ao mês anterior.

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CONSUMIDOR - ICC
O ICC de outubro apresentou aumento de 8,81%, passando para 101,92 pontos. Com este resultado, o indicador apresenta uma forte recuperação aos meses anteriores e permanece crescente desde junho deste ano. Considerando os indicadores que compõem o ICC, houve uma leve melhora nas expectativas nos seguintes itens: a redução do desemprego, melhora em relação a renda pessoal e situação financeira, fatores estes que estão ligados a melhora do ambiente econômico.

ÍNDICE DE INTENÇÃO DE CONSUMO - IIC
O IIC apresentou aumento de 5,79%, passando para 94,04 pontos. Considerando os indicadores que compõe o IIC, observa-se uma forte recuperação do consumo com exceção do indicador de compras de supermercado e bens de capital. Podemos observar também que houve aumento em indicadores de alimentação em restaurantes e lazer e viagens, juntamente com vestuários, indicando uma maior confiança nos consumidores em relação a melhora do ambiente econômico e a aproximação do final do ano.

TERMÔMETROS SOCIAIS
O Índice de Medo do Desemprego (IMD Sinop) de outubro, teve leve redução e apresentou variação negativa de -2,71%, o que indica um leve aumento na insegurança em relação ao emprego. Já o Índice de Satisfação com a Vida (ISV Sinop) apresentou um leve aumento de 5,15%, atingindo um patamar de 105,66 pontos, o que indica que as pessoas aumentaram suas perspectivas em relação à própria felicidade.