Notícias

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019, 17:00

Tamanho do texto A - A+

Horário de verão chega ao fim!


É chegado o momento de ficar atento ao relógio e ajustar os ponteiros, afinal dia 17 de fevereiro, as zero hora chega ao fim o Horário de Verão 2018/2019. Este foi um dos horários de verão mais curto, iniciando apenas em 4 de novembro de 2018, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para não atrapalhar o segundo turno das eleições.


Desta forma todos que moram nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ficar atentos e na noite de 16 para 17 de fevereiro (de sábado para domingo), as zero hora, devem atrasar os relógios em uma hora.


A medida, adotada no Brasil desde 1931, veio para proporcionar uma economia para o país, com um menor consumo de energia no horário de pico (entre 18h e 21h), graças ao aproveitamento maior da luminosidade natural. Mas um estudo do Ministério de Minas Energia apontou queda na efetividade da iniciativa, já que o perfil do consumo de eletricidade não estava mais ligado diretamente ao horário, mas sim à temperatura.


Por isso o governo federal já estuda se manterá ou não o horário agora em 2019. De qualquer forma é sempre bom ficar atento ao consumo da energia elétrica e pequenas ações do dia a dia podem fazer a diferença então utilize a energia de forma consciente.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei