Notícias

Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2018, 08:27

Tamanho do texto A - A+

Horário de verão chega ao fim!



Adorado por muitos, odiado por outros tantos, o horário de verão, chega ao fim nesse fim de semana. Ele começou em outubro do ano passado (15/10/2017) e termina à zero hora do terceiro domingo de fevereiro (18/02/2018), quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Então fique atento ao relógio
Controvérsias à parte, o fato é que a medida, adotada no Brasil desde 1931, veio para proporcionar uma economia para o país, com um menor consumo de energia no horário de pico (entre 18h e 21h), graças ao aproveitamento maior da luminosidade natural. E com o fim do horário de verão, os consumidores devem redobrar a atenção nas pequenas ações do dia a dia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) orienta os usuários sobre o uso racional da energia.
A pintura de paredes internas e teto com cores claras, que refletem melhor a luz natural. Na cozinha, a geladeira deve ser aberta o mínimo possível de vezes, retirando todos os itens de uma só vez. Os alimentos não devem ser guardados quentes e o eletrodoméstico não deve ter as prateleiras forradas, porque isso aumenta o consumo de energia. A borracha da porta da geladeira deve ser mantida em boas condições, porque veda o interior do refrigerador, evitando um maior consumo de eletricidade.
Na área de serviço, uma das dicas é acumular o máximo de roupas possível para lavar de uma só vez na máquina e usar pouco sabão, para não ter que enxaguar a roupa várias vezes. O mesmo vale para o ferro de passar, que deve ser ligado para passar mais roupas da mesma vez, pois o aparelho consome muita energia sempre que é acionado. Além disso, o ferro deve ser regulado de acordo com a temperatura indicada para cada tecido.
Ao comprar um eletrodoméstico, a dica é preferir os que trazem o selo Procel ou etiqueta A do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que indicam os mais econômicos. Com medidas conscientes além de economia na conta de luz teremos um planeta mais sustentável.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei