Segunda-feira, 28 de Outubro de 2019, 07:21

EXPECTATIVA BOA COM O FIM DE ANO ELEVA A CONFIANÇA EMPRESARIAL

A pesquisa dos indicadores econômicos de Sinop realizada pelo CISE - CENTRO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS da UNEMAT, com o apoio da CDL, apontou que o empresário sinopense, apesar de estar passando por uma retomada do crescimento muito lenta tem boas expectativas com o final do ano, momento em que teremos pagamentos do FGTS e do 13º salário, além da melhor data comemorativa do ano, o Natal.

Foi justamente essa boa expectativa com o futuro que garantiu que o Índice de Confiança Empresarial – ICE de outubro, que é a média dos indicadores da atividade econômica (presente) e a expectativa econômica (futuro), tivesse apenas com um leve recuo de -1,75% em relação ao mês de setembro. Esse resultado indica uma percepção de leve piora em relação ao ambiente econômico devido ao atraso das reformas estruturais encaminhadas pelo governo federal ao congresso, porem que poderia ser ainda pior se não houvessem expectativas futuras.

A avaliação da situação atual (IAE) apresentou uma forte retração no indicador geral (-12,00%). O destaque no levantamento foi a forte queda no indicador de vendas (-24,48%). Mas o indicador de avaliação da expectativa futura (IEE) apresentou uma recuperação em relação ao período anterior (+5,43%). O destaque no levantamento foi a recuperação no indicador “investimentos” (29,31%).

ÍNDICES DO CONSUMIDOR – CONFIANÇA (ICC) E CONSUMO (IIC)

O Consumidor também tem apresentado divergência nos indicadores, enquanto a confiança melhorou a intenção de compra teve uma leve queda. O ICC apresentou uma melhora em relação ao mês anterior passando de 93,17 para 95,48, uma melhora de 2,48% em relação ao mês anterior. Já o IIC apresentou uma leve piora de -4,0%, em relação ao mês anterior passando de 104,30 pontos para 100,10.

TERMÔMETROS SOCIAIS

O Índice de Medo do Desemprego (IMD Sinop), que mede a sensação da população em relação ao risco de ficar desempregado no futuro próximo teve um aumento de 6,4%, passando de 99,12 pontos para 105,51. Mas o Índice de Satisfação com a Vida (ISV Sinop), que avalia o nível de felicidade da população em relação à atual situação e às perspectivas futuras, também subiu. O indicador da percepção de satisfação com a vida passou de 108,53 para 109,21, uma elevação positiva de 0,6% em relação ao último mês.