Notícias

Sábado, 06 de Julho de 2019, 08:32

Tamanho do texto A - A+

Encontro Empresarial de Políticas Públicas aconteceu em Sinop

Em um esforço conjunto Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas - CNDL, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso - FCDL/MT, Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop - CDL e Sebrae realizaram no dia 05 de julho, em Sinop, a 1ª Edição Mato-grossense do Encontro Empresarial de Politicas Publicas 4.0, reunindo em mesas redondas empresários e políticos para trabalharem pelo desenvolvimento da região.


O encontro iniciou de manhã com as boas vindas do presidente da CDL Sinop, Marcos Antônio Alves, do vice-presidente da FCDL-MT, David Willian Pintor, e do superintendente da CNDL Marco Antônio Corradi. Na sequência empresários e colaboradores, diretores e lideranças das CDLs da região e autoridades políticas assistiram três palestras.

 

PP40 5

 

O economista Feliciano Azuaga falou sobre o “Panorama Econômico” dando aos empresários a oportunidade de identificar os entraves da economia. “Hoje o maior problema não é a tributação alta, mas o mal-uso da verba pública porque o governo gasta muito e indevidamente o dinheiro, resultado está sempre faltando e por isso os tributos estão sempre aumentando”, explicou Feliciano.


Na sequência o superintendente da CDL Cuiabá e coordenador do Conselho Estadual do SPC, Fábio Granja falou sobre o “Cadastro Positivo”. “Estamos em um processo de mudança para concessão de crédito, saindo do cadastro negativo para o cadastro positivo, tudo é muito novo e precisamos estar preparados para este novo momento”, pontuou Fábio.


Encerrando a manhã o Superintendente da FCDL/MT, Denival Bitencourt Reinaldo, ministrou a palestra “O Setor que Movimenta o Brasil”. “A Federação dá um grande recado ao setor das micro e pequenas empresas, que são o motor que impulsiona o Brasil, para que eles continuem confiantes, resistindo as mudanças que tem acontecido, participando das discussões e apostando na nossa economia”, destacou Bitencourt.


POLITICOS E EMPRESÁRIOS NA MESMA MESA
O evento contou com um almoço empresarial em que dirigentes lojistas, empresários e políticos tiveram oportunidade de estreitar as conversas alinhando demandas com soluções e afinando a conversa para as mesas redondas que aconteceram no período da tarde, conduzidas pelos especialistas Marcos Lima e Ângelo Roncalli. Os especialistas apresentaram 24 pontos que precisam ser melhorados ou modificados aos empresários e políticos que debateram cada ponto aos mais de 100 participantes.


“O Políticas Publicas 4.0 vem trazer uma nova maneira de articular, onde apresentamos aos políticos as nossas demandas aproximando políticos e empresários”, explicou Ângelo Roncalli. “Foi um evento muito positivo, onde traçamos uma agenda com importantes atores políticos para melhorar e beneficiar o setor”, elogiou Marcos Lima.

PP40 3

 


Dos políticos que compareceram destacou-se a participação ativa dos Deputados Federal Juarez Costa e Estadual Dilmar Dal Bosco, da Prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, e dos vereadores Remidio Kuntz, Luciano Chitolina, Dilmair Callegaro, Joacir Testa, Professora Branca e Adenilson Rocha. Também prestigiam o evento os secretários de Finanças Astério Gomes, e de Obras Daniel Brolese, o procurador Ivan Schneider, o diretor de cultura Daniel Coutinho e a diretora do Procon Juliana Torres Baptista, Gisela Luisa Grudzinski da Agência Fazendária de Sinop, Volmir Contreira gerente do Sebrae Sinop, o diretor da Facmat Rodolfo Mello e o diretor regional do Sesc, Carlos Rissato que veio de Cuiabá especialmente para o evento e representou também a Fecomércio. Também estiveram no evento representantes da Associação Comercial de Sinop, do CISE da Unemat, da Ordem dos Advogados, da Associação dos Contadores, da Cooperativa de Logística, da União dos Bairros, da Maçonaria e das Cooperativas de Crédito Sicoob e Sicredi.


Além de líderes lojistas e políticos de Sinop o encontro contou com a participação de diversas CDLs da região: Elza Lopes de Alta Floresta, Paulo Silvestro de Sorriso, Petronilio Jacinto De Souza de Lucas do Rio Verde, Rodrigo Rigone de Nova Mutum, Marcos Dornelles de Claudia, Vitor Getúlio de Vera, Fábio Granja de Cuiabá, e David Pintor de Várzea Grande. Todos vieram acompanhados de seus colaboradores e representantes políticos como o Vice Prefeito de Sorriso Gerson Luís, a Vereadora de sorriso Silvana Faccio, o Secretário de Desenvolvimento de Sorriso Cláudio Druzina, o Secretário Geral de Ipiranga do Norte Marcelo Bresolin, o Procurador de Claudia Elton Diogo, o representante do deputado estadual Silvio Favero, entre outros.


BALANÇO POSITIVO
O presidente da CDL Sinop, Marcos Antônio Alves, comemorou a escolha da cidade para o primeiro evento do convênio em Mato Grosso. “Estamos muito felizes e orgulhosos por inaugurar o PP 4.0 em nosso estado. Temos certeza de que será um dia de muito debate e de grande troca de experiências”, disse.

PP40 2

 


O Superintendente da CNDL Marco Antonio Corradi destacou a importância de Sinop para o estado justificando a edição na capital do nortão. “O micro e pequeno empresário precisa participar mais da política, não só votando, mas cobrando dia a dia dos políticos eleitos para que o desenvolvimento de fato aconteça e é isso que este programa pretende”, pontuou Corradi.


O vice-presidente da FCDL-MT, David Willian Pintor, reforçou a importância do PP 4.0 para o desenvolvimento do varejo. “Reunir a iniciativa privada e o poder público é uma forma de levar as nossas demandas aos atores políticos que podem apoiar a aprovação de medidas positivas para o setor que movimenta o país”, disse. Na ocasião, Alves e Pintor entregaram aos deputados um documento contendo as pautas prioritárias do varejo no estado.


“Primeiro dou os parabéns a CNDL, FCDL, CDL e Sebrae por este evento, foi realmente um dia muito produtivo, esse dialogo é muito importante e os empresários podem contar comigo nas demandas levantadas, vamos tentar resolver os 24 pontos com o apoio dos demais deputados porque este é um setor muito importante para nossa economia”, finalizou o Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco.


CDLs ELOGIAM ENCONTRO 

PP40 4

 

 

CDL SORRISO – “Precisamos envolver a classe política nas ações do comercio, do lojista, do empresário, a pauta é justa, está em construção há dois anos e o momento é ímpar, em que entregamos essa pauta. O evento contagia o empresário, traz animo, porque vemos que nossos representantes têm atendido nossos anseios”, disse Paulo Silvestro.

 

CDL ALTA FLORESTA – “Este evento é de suma importância para o comercio, unir CDLs, empresários e políticos é fundamental para nosso desenvolvimento, conhecer nosso cenário econômico e político foi muito bom e os organizadores estão de parabéns”, disse Elza Lopes.


CDL CLAUDIA – “Esse encontro de hoje mostra como é importante para o empresário varejista se articular, fica evidente que a cobrança não pode parar, aprendi muito e vou transmitir tudo para nossos associados, agradeço todos por esse evento”, disse Marcos Dornelles.


CDL LUCAS DO DIO VERDE – “O evento foi muito bem organizado, com tema atual excelente palestra e bons palestrantes. Lamento que nem todas as CDLs puderam comparecer, mesmo assim o evento não perdeu o brilho pela sua excelente organização”, disse Petronilio Jacinto De Souza.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei