Terça-feira, 26 de Novembro de 2019, 07:56

Empresários e consumidores estão confiantes com o final do ano

A pesquisa dos indicadores econômicos de Sinop realizada pelo CISE - CENTRO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS da UNEMAT, com o apoio da CDL, apontou que o empresário sinopense, tem boas expectativas com este final de ano. A prova disso está no Índice de confiança empresarial que pela primeira vez em 2019 contou com todos os indicadores da atividade econômica positivos e em crescimento.

De 01 a16 de novembro foram entrevistados 120 empresários e o resultado é o Índice de Confiança Empresarial (ICE) tendo uma melhora, aumentando 2,68% em relação ao mês de outubro. Esse resultado indica uma percepção de melhora em relação ao ambiente econômico devido a aprovação das primeiras reformas estruturais encaminhadas pelo governo federal ao congresso e os pagamentos extras deste período.

No mês de novembro, a avaliação da situação atual (IAE) apresentou uma forte recuperação no indicador geral (13,64%). O destaque no levantamento foi a forte recuperação no indicador de investimentos (36,67%). O indicador de avaliação da expectativa futura (IEE) apresentou uma leve redução em relação ao período anterior (-4,41%). O destaque no levantamento foi a recuperação no indicador “investimentos” (16,00%).

ÍNDICES DO CONSUMIDOR – CONFIANÇA (ICC) E CONSUMO (IIC)
Em novembro, o ICC também apresentou uma leve melhora em relação ao mês anterior. O indicador mensal passou de 95,48 para 95,87 indicando uma melhora na confiança de 0,41% em relação ao mês anterior. Considerando os indicadores que compõe o ICC, pode-se notar que a maioria dos indicadores não tiveram alterações bruscas. O indicador de renda pessoal apresentou uma melhora em relação ao mês anterior. Já o IIC apresentou uma leve recuperação de 4,1%, em relação ao mês anterior passando de 100,1 pontos para 104,97. Dos indicadores que compõem o IIC, o indicador de consumo de lazer e viagens apresentou o melhor resultado entre os segmentos acompanhados.

TERMÔMETROS SOCIAIS
O Índice de Medo do Desemprego (IMD Sinop), que mede a sensação da população em relação ao risco de ficar desempregado no futuro próximo, teve uma queda no indicador, passando de 105,51 pontos para 104,91, uma redução de -0,6%, o que é positivo. E o Índice de Satisfação com a Vida (ISV Sinop), que avalia o nível de felicidade da população em relação à atual situação e às perspectivas futuras, apresentou um leve aumento no indicador da percepção de satisfação com a vida passando de 109,21 para 109,5. O aumento no índice foi de 0,3% em relação ao último mês.