Notícias

Quarta-feira, 22 de Julho de 2020, 08:17

Tamanho do texto A - A+

Diminui o otimismo de empresários e consumidores

 


A pesquisa dos indicadores econômicos de Sinop realizada pelo CISE - CENTRO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS da UNEMAT, com o apoio da CDL, apontou que no mês de julho o otimismo de empresários e de consumidores diminuiu.

“O Índice de Confiança Empresarial (ICE) apresentou uma retração devido as incertezas ocasionadas pela pandemia da COVID 19 sobre as atividades econômicas”, explicou o economista Feliciano Azuaga, consultor da CDL Sinop. O ICE recuou -26,61% em relação ao mês de junho. Esse resultado indica uma condição de piora em quase todos os indicadores econômicos. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior o resultado apresenta ainda uma piora no indicador de -25,23%.

No mês de julho, a avaliação da situação atual (IAE) apresentou uma forte piora no indicador geral (-18,75%). O destaque no levantamento foi a piora em praticamente todos os indicadores. O indicador de avaliação da expectativa futura (IEE) apresentou uma forte piora em relação ao período anterior (-33,33%). O destaque no levantamento foi a piora no indicador “investimentos” .

Índices do Consumidor – Confiança (ICC) e Consumo (IIC)

Em julho a Confiança do Consumidor (ICC) apresentou uma leve queda em relação ao mês anterior. O indicador mensal passou de 75,96 para 75,34, uma redução de -0,82%. Considerando os indicadores que compõe o ICC, pode-se notar que a maioria dos indicadores tiveram leves alterações. Já a Intenção de Consumo (IIC) apresentou uma redução mais significativa, de -5,8%, em relação ao mês anterior passando de 80,50 pontos para 75,82. Dos indicadores que compõem o IIC, o indicador de vestuário apresentou a maior recuperação entre os segmentos acompanhados.

Termômetros Sociais

O Índice de Medo do Desemprego (IMD Sinop), que mede a sensação da população em relação ao risco de ficar desempregado no futuro próximo, teve uma leve redução, passando de 121,65 pontos para 119,75, uma queda de -1,6%.

E o Índice de Satisfação com a Vida (ISV Sinop), que avalia o nível de felicidade da população em relação à atual situação e às perspectivas futuras, apresentou uma leve recuperação, passando de 93,4 para 91,18. A queda no índice foi de -2,4% em relação ao último mês.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei