Quarta-feira, 23 de Maio de 2018, 08:02

Corpus Christi não é feriado

Na próxima semana teremos na quinta-feira, 31 de maio, o dia de Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo. O evento, com data móvel, é sempre celebrado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que acontece no domingo após o de Pentecostes, o qual ocorre 50 dias depois da Páscoa. Contudo, a data não é feriado nacional, no caso de Mato Grosso não é estadual e em Sinop também não é feriado municipal. Trata-se, portanto, de um ponto facultativo.

Porém o dia em questão não é considerado dia útil para fins de operações no mercado financeiro, portanto, os bancos fecham na mencionada data. Os governos federal, estadual e municipal também paralisam as atividades nas repartições públicas. E nas escolas não há expediente.
Com isso muitas empresas privadas acabam fechando suas portas e tratando o dia como um feriado. Em Sinop os empresários estão divididos, alguns estão planejando fechar na quinta feira e outro pensam em funcionar normalmente.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop explica que por ser um ponto facultativo o lojista pode funcionar normalmente não precisando se preocupar com alvarás especiais ou pagamentos diferenciados para os colaboradores. “Vale ressaltar sempre que as convenções trabalhistas são soberanas, então em datas especiais é sempre bom consultar a convenção que rege seus colaboradores para evitar dissabores e, claro, avaliar se o movimento do dia justifica a abertura da loja, o que varia muito de empresa para empresa”, disse o presidente da CDL Márcio Kreibich.

Na CDL Sinop não haverá expediente no dia 31 de maio de 2018 mas os lojistas associados que precisarem fazer consultas ao SPC podem fazer via site (www.cdlsinop.com.br), pelo telefone no sistema URA ou no celular de plantão (66) 99677-0139.

A URA – UNIDADE DE RESPOSTA AUDÍVEL, um serviço em que o lojista liga para 0800 724 2030, digita seu código, senha e o CPF a ser consultado para obter a resposta vocalizada automaticamente. O sistema permite aos lojistas consultar se a pessoa tem restrições de crédito; saber o número de passagens – consultas feitas em um curto período, que ajudam a prevenir fraudes; realizar protesto de cheques e duplicatas etc. de forma mais rápida, e assim, vender seus produtos e serviços com menos riscos.

Mais informações 3511 1400.