Quinta-feira, 08 de Novembro de 2018, 13:47

Começa temporada de contratações para o fim de ano em todo país

Por: por Andrea Giardino

Foi dada a largada para a temporada de contratações de fim de ano nos setores de comércio e serviços. Para este ano, a expectativa é de que sejam abertas 59,2 mil vagas em todo o país — número levemente superior aos 51 mil novos postos previstos para o mesmo período do ano passado. Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que o principal motivo de reforçar o quadro de funcionários é atender ao aumento da demanda neste período do ano.

O levantamento mostra que a maior parte dos empresários consultados (46%) pretende contratar apenas um funcionário, enquanto 28% devem absorver dois novos colaboradores na expectativa de um Natal e Ano Novo mais aquecido. Outra boa notícia que reflete o bom ânimo dos empresários é que entre os que já contrataram ou que irão contratar neste fim de ano, 43% empregarão temporários, 33% abrirão vagas formais e 29% informais. Há ainda 16% de casos em que a contratação será terceirizada.

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, os números sinalizam uma recuperação gradual da economia e injetam otimismo para o início do novo ano. “Para um país que vinha fechando postos de trabalho, os dados acenam para boas oportunidade de trabalho. Quem procura por uma recolocação pode encontrar nas vagas de fim de ano a chance de colocar a vida financeira em ordem”, afirma.

Comércio e serviços aquecidos

A melhora no quadro de contratação está em linha com a expectativa de que as vendas nesse ano devem ser melhores do que em 2017. Para 41% dos empresários que atuam nos setores de comércio e serviços, o desempenho de 2018 será melhor, enquanto 36% falam em resultados iguais e apenas 8% esperam números piores. A expectativa média é de um crescimento de 8% nas vendas deste fim de ano, enquanto no ano passado a previsão era de 1%.

Profissionais desejados

O estudo mostra ainda que a maioria das contratações deve ocorrer entre os meses de outubro e novembro. Apenas 8% já efetuaram as contratações nos meses de agosto e setembro e 17% devem realizá-las em dezembro, a poucas semanas para o Natal. As funções mais procuradas são as de vendedores (28%), ajudantes (21%), balconistas (11%), recepcionistas (4%), cabeleireiros (4%), estoquistas (4%) e caixas (4%).

No que diz respeito a faixa etária, a idade média dos novos funcionários é de 28 anos. Além disso, espera-se que o contratado tenha ao menos o ensino médio completo. Quanto às competências profissionais, 48% dos empresários querem experiência anterior na área, embora 35% admitam contratar mão de obra sem conhecimento específico sobre a nova função. Outros 13% dão preferência a quem tenha feito algum curso técnico na área.