Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019, 08:15

Circuito Empreendedor irá fomentar pequenos negócios em Mato Grosso

Por: Thielli Bairros | Sedec-MT

Os pequenos negócios representam 89% das empresas, contribuem com 35% do PIB, geram 66% do emprego e 60% dos salários pagos, mas ainda não participam ativamente dos negócios nas cadeiras globais de valor do Estado.

Para incentivar os pequenos negócios em Mato Grosso, foi apresentado nesta terça (06.08) o projeto Pensando Grande para os Pequenos, desenvolvido pela secretaria adjunta de Indústria, Comércio, Minas e Energia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

“A ideia é termos um evento itinerante chamado ‘Circuito Empreendedor’ que levará aos empreendedores e potenciais empreendedores ações de governo e de entidades parceiras para fomentar, diminuir a informalidade, facilitar o acesso à informação, à capacitação e orientar sobre o acesso ao crédito”, explica o secretário adjunto Celso Banazeski.

O projeto está organizado em seis eixos: educação empreendedora; inteligência e tecnologia; arranjo, inovação e produtividade; cultura, turismo e valorização social; governança e legislação e crédito e mercado empreendedor.

De acordo com Banazeski, a estratégia de atendimento aos municípios seguirá a divisão regional dos Consórcios de Desenvolvimento Regional e o critério de elegibilidade será do mais carente ao mais desenvolvido.

“Queremos chegar onde o Estado ainda não esteve tão presente. Sabemos que as cidades desenvolvidas já tem uma boa organização empresarial, então focamos nos municípios mais carentes para ajudar os empreendedores a gerar emprego e renda”, afirma.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, acredita que o projeto será benéfico para todo o estado. “Estamos construindo algo que vai além do Governo, é algo para todos os cidadãos de Mato Grosso. Agora, precisamos elencar os principais gargalos e acionar todos os entes envolvidos para solucionar e fazer tudo funcionar”, diz.

O projeto será apresentado na próxima semana ao governador do Estado, Mauro Mendes, e o lançamento oficial será realizado em setembro.

O Circuito Empreendedor tem como parceiros Sebrae, Desenvolve MT, Banco do Brasil, Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), Fecomércio MT, Senac, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), Sesi/Senai, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL), Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat).