Notícias

Quinta-feira, 31 de Outubro de 2019, 08:16

Tamanho do texto A - A+

CDL SINOP é parceira do Procon no Natal Sem Dívidas

 

Com o objetivo de auxiliar a população que tem débitos junto ao comércio de Sinop, o Procon, Órgão de Defesa do Consumidor, realiza a ação Natal sem Dívidas, por meio da qual atuará como mediador entre o fornecedor que possui o crédito a receber e o consumidor inadimplente que pretende realizar o pagamento da dívida e recuperar seu poder de compra, de forma consciente.

O lançamento da ação ocorrerá no dia 07 de novembro, às 8h, nas dependências do Shopping Carandá, com a presença dos parceiros e apoiadores como a CDL Sinop.

Novembro foi escolhido como mês de combate ao superendividamento por ser época onde os consumidores recebem salários extras, abonos e outras gratificações como 13º salário e FGTS, devido à proximidade do Natal, possibilitando que o consumidor possa realizar uma programação para efetuar a quitação ou renegociação de dividas em atraso, garantindo assim um Natal tranquilo.

De acordo com Juliana Baptista, diretora do Procon-Sinop, considera-se superendividado, o cidadão que possui dívidas superiores ao seu rendimento e que os débitos comecem a prejudicar o orçamento, a vida da família e a própria saúde do consumidor.

“Isso pode ocorrer devido ao consumo excessivo e desprogramado, onde o consumidor adquire produtos ou contrata serviços além das possibilidades do seu orçamento, ou ainda pode ocorrer quando o consumidor se endivida por causa de imprevistos da vida, como desemprego, redução de salário e doenças. Essa ação do Procon segue aquilo que nossa prefeita Rosana Martinelli determina fortemente aos órgãos da administração municipal: que estejam próximos da comunidade. Isso é promover a humanização dos serviços públicos e melhorar também a vida do cidadão”, explica.

Até o dia 20 de novembro, os fornecedores interessados poderão procurar a CDL, a ACES e o Procon Sinop para realizarem a adesão à ação, aceitando as regras do órgão para negociações. Entre as regras está a condição de dar 100% de desconto nos juros e multas quando os pagamentos das dívidas for à vista, 80 % de desconto caso o pagamento seja em 3 vezes e 60% se o pagamento for em 5 vezes. O lojista ainda poderá parcelar as dívidas dos clientes em um número maior de parcelas e neste caso fica livre para cobrar os juros e multas que são indicados pelo Código de Defesa do Consumidor.

Nos dias 25 a 28 de novembro será realizada a semana do Natal Sem Dividas, onde os consumidores poderão estar levando seus débitos e receberão auxílio para organizarem seu orçamento e poderão realizar os acordos com os fornecedores através da mediação do Procon. Nas datas de 25/11 a 27/11 a ação do Procon será no Carandá Shopping; já em 28/11, chegará ao salão de festas da Paróquia São Cristóvão.

Os consumidores deverão levar documentos pessoais e comprovantes dos débitos que queiram negociar nos locais onde ocorrerá a ação. Além dos conciliadores do Procon e de empresários a ação contará com as entidades do comercio realizando consultas ao SPC E SERASA.

A partir do dia 07/11/2019 os fornecedores poderão aderir e entrar em contato com consumidores inadimplentes para que participem da Ação e quitem os débitos.

A ação ocorrerá nos seguintes locais:
Dia 25/11/2019 - 14h às 20h - Shopping Carandá
Dia 26/11/2019 - 14h às 20h - Shopping Carandá
Dia 27/11/2019 - 7h às 13h - Procon Sinop
Dia 28/11/2019 - 9h às 16h - Paróquia São Cristóvão

ATUAÇÃO DO PROCON
O Procon tem o dever de proteger e auxiliar o consumidor endividado, garantindo a qualidade, lealdade e segurança nas relações de consumo, além de oferecer meios para que tanto o consumidor quanto o fornecedor realizem uma negociação justa e que poderá ser cumprida.

DICAS PARA EVITAR O SUPERENDIVIDAMENTO
O consumidor deve priorizar as dívidas atrasadas, considerando aquelas relativas aos serviços básicos, ou seja, energia elétrica e água, e após buscar a negociação das demais.

É necessário anotar todos os débitos e os gastos mensais para verificar o montante que poderá ser reservado para o pagamento das dividas atrasadas.

Depois de realizar a análise das contas, é o momento de se encontrar com o credor para renegociar a dívida. Se tentar renegociar sem entender seus gastos, a chance de não conseguir arcar com o compromisso de novo é grande.

 

Mais Informações (66) 9.9246-0387

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei