Notícias

Segunda-feira, 22 de Junho de 2020, 07:00

Tamanho do texto A - A+

CDL Sinop completa 37 anos

A história da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop, começa em 22 de junho de 1.983, quando ela foi fundada e constituída sob a denominação de Clube dos Diretores Lojistas de Sinop e tendo como primeiro presidente o comerciante Jamel Auada (1983-1985). Na época Jamel tinha apenas 22 anos, foi apontado como o presidente de CDL mais jovem do país, e trabalhava na empresa de móveis e eletrodomésticos Sofálar.

“Eu vim de Maringá, onde a CDL e o SPC eram muito utilizados e Sinop estava apenas começando, eram muitas as dificuldades, por isso nos motivamos a fundar a CDL, na mesma época participei também da fundação do CTG, Sinop Futebol Clube, entre outras”, conta Jamel que no fim do mandato saiu de Sinop e hoje mora em Joinvile (SC) onde é proprietário da Flex Empreendimentos. O empresário ainda lembra que a CDL só foi constituída porque na época teve muito apoio dos lojistas locais, da CDL Cuiabá, da Radiobrás que tinha Juarez Costa como Locutor e do prefeito da época Geraldino Dal Maso.

“Se hoje a CDL tem a importância que tem imagina naquela época, se não tivesse as pessoas que se reuniram para colocar a CDL em Sinop, para trabalhar pelo comércio, talvez hoje nosso comércio seria diferente. A importância da CDL passa pela grandeza de Sinop hoje porque, com certeza, quem alavancou o comércio foi a CDL”, avalia o empresário Odemar Luiz Consalter Schenatto que também participou do início da entidade e destaca, “As pessoas que estavam envolvidas, todos acharam viável e trabalharam, não pensando só em si ou no resultado imediato, mas a longo prazo.”

Quem também faz parte desta história e que figura como associado 001 da CDL é Irineu Martins do Grupo Machado. “Todas as épocas têm suas necessidades, naquela a cidade estava crescendo e se desenvolvendo, estávamos passando por uma fase difícil nas finanças, sem controle de bom pagador, mal pagador e achamos que a CDL seria um órgão para orientar o comércio, ajudar, controlar e assim aconteceu e ajudou, passamos a ter mais segurança na questão de concessão de crédito, porque com o crescimento da cidade os problemas vieram junto como acontecem em toda cidade, vem as coisas boas e vem as ruins e a CDL ajudou muito”.

Outro empresário que acompanhava de perto a evolução da CDL e até hoje participa ativamente é Marcos Antônio Martin do Grupo Dorane. “A CDL é muito útil em nossa vida, é um anjo protetor, um guarda-costas que protege o comércio nos dando tranquilidade para trabalhar. Sem a CDL seria muito mais difícil. O SPC Nacional por exemplo foi a melhor coisa que aconteceu para o comércio, por isso até hoje antes de fazer qualquer coisa procuramos antes a CDL.”

Em 1987 assumiu o comando da entidade um comerciante que fez a diferença na CDL: Ari Daher dos Santos (1987-1989). Ari participou ativamente da CDL por muitos anos, além desta primeira gestão foi presidente também de 1991-1993 e depois de 2001-2003, mas manteve-se na diretoria da CDL, atuando com os outros presidentes, de 1987 a junho de 2003. Foi sob seu comando que começou a funcionar o SPC - Serviço de Proteção ao Crédito e também foi em sua gestão que o Clube virou a Camara de Dirigentes Lojista.

“Também foi na minha gestão que lancei o desafio da sede própria. Fui a Cuiabá diversas vezes e comprei uma máquina fotocopiadora e a instituição oferecia um preço bem abaixo do mercado para toda a população nesse tipo de serviço. O objetivo era arrecadar para comprar um terreno. E foi com a venda desta máquina que compramos nosso terreno onde hoje está a sede da CDL”, conta Ari.

O engenheiro civil, Ernani Pedrotti, da Construtora Impacto, foi quem realizou o projeto, de forma gratuita. “A partir daí, nos comprometemos em construir a sede. Fizemos jantares, bingos e outras tantas ações com a renda revertida para essa finalidade. Recebemos muitas doações também de material. Reativamos a instituição e fiquei por quase duas décadas participando da diretoria, seja como presidente, vice ou membro. É um grande orgulho ver a representatividade e importância da CDL para o município.”.

Também passaram pela CDL como presidentes, os empresários Alcides Raiter (1989 – 1991), que com sua simpatia e dinamismo manteve a união dos lojistas, e João Peniani (1993-1995 / 1995-1997) que colocou a sua marca na CDL com a realização de campanhas promocionais e inaugurou a sede própria em 25 de abril de 1.996.

Fernando Raiter, filho de Alcides Raiter (falecido em de 27 de outubro de 2011) e atualmente diretor da CDL Sinop, conta que entrou para o comércio e para CDL motivado pela paixão do pai pelo setor, uma paixão que hoje ele também compartilha. “A vida dele era o comércio, ele amava estar com os clientes, e tinha uma visão de progresso e desenvolvimento fantástica, consequentemente a CDL também era sua paixão e ele trabalhou muito para que a entidade tivesse a força que ela tem hoje, onde quer que ele esteja, com certeza, ele está orgulhoso desta entidade e de mim por estar na diretoria. Pra mim é uma emoção e uma alegria entrar na CDL, uma honra e espero continuar por muito tempo lutando por esta entidade que faz a diferença em nossa região”, pontua Fernando Raiter.

Já a gestão de Peniani é relembra pelo empresário Alcides Bertoti Pereira. “Construir a CDL exigiu muito empenho, trabalho de todos e muita dedicação, eu era vice do Peniani e lembro que consegui uns terrenos e repassei 2 para CDL. Para fazer o prédio buscamos muitas parcerias, todo mundo ajudou, um dava tijolo, outro areia, mão de obra, e assim foi. Aquele foi um tempo muito bom, tinha que correr atrás das coisas, dar nossos pulos, porque não vinha nada de graça, como hoje, só mudou a tecnologia, o tamanho da cidade, mas o empenho, o trabalho é o mesmo.”

Depois do segundo mandato de João assumiu a CDL o empresário Edmundo da Costa Marques Filho (1997-1999 / 1999 – 2001) que também ficou 4 anos na presidência. Ele se destacou pela inauguração do Pavilhão de Festa, aquisição do carro e da moto da entidade, pelas Campanhas Promocionais e eventos sociais que realizou.

“A CDL foi um passo muito importante para Sinop e para nós, antes as informações eram transmitidas via telefone e era complicado. Foi durante os anos que fui presidente na CDL que implantamos o sistema informatizado de consulta interligado com Cuiabá, o que facilitou muito o acesso as informações”, relata Edmundo que hoje usa a experiência que ganhou como presidente para aconselhar o filho Edmundo da Costa Marques Neto que também é diretor da CDL. “É emocionante ver meu filho seguindo meus passos não só na empresa, mas especialmente nesta entidade. Tenho um grande carinho pela CDL e é muito gratificante ver a continuidade e, melhor, o fortalecimento da CDL”, pontua.

De 2003 a 2007 a CDL passou por nova transformação tendo a frente da entidade o empresário Afonso Teschima Junior. Em sua gestão Afonso instituiu o departamento de comunicação, criou o Balcão de empregos, inaugurou a Sicredi CDL, realizou diversas campanhas promocionais e shows de virada do ano, além de lançar a Feira Multisetorial, o Mérito Lojista, a Liquida Sinop e a Fundação CDL Social.

Afonso foi o presidente que mais tempo esteve à frente da CDL porque depois desta primeira passada pela presidência ele retornou em 2009 e permaneceu na presidência até 2014. Consequentemente também foi sob seu comando que a entidade ganhou os quatro cantos da cidade, consolidou-se com segunda CDL do estado e destacou-se nacionalmente. Entre os marcos das últimas gestões de Afonso estão a criação do CDP - Centro de Desenvolvimento de Pessoas, o Premio o CDL Sinop de Jornalismo, a inauguração do Sicoob em Sinop e a parceria INÉDITA com o departamento de economia da Unemat para realização de pesquisas mensais a respeito de Inflação, Cesta Básica, Índice de Confiança Empresarial, entre outros. Também foi quando a CDL realizou o 10º Mérito Lojista com o primeiro show nacional do evento.

“Hoje a CDL tornou-se imensa, é uma prestadora de serviços, mas principalmente uma entidade que busca alternativas para o empresário e fomenta do comércio, o trabalho em geral. A CDL tornou-se nossa defensora e nossa protetora, lutando pelos direitos do lojista isso não tem preço”, destaca Teschima que ainda ressalta que quando se trata de empresas, a CDL não beneficia somente as filiadas e sim todas de forma geral.

Em julho de 2007 assumiu a entidade o presidente Nilson Lopes Ribeiro que ficou ate 2009, e mostrou seu perfil. Nilson realizou campanhas promocionais, participou do projeto de iluminação natalina da Julio Campos, reforçou as atividades do departamento de cursos, atuou realizando campanhas sociais, participando do Varejo que dá certo e discutindo benefícios para o nosso município e nossos comerciantes. Um dos destaques de sua gestão foi os Parques da Liquida e o do Natal, que tornou os eventos mais sociais, atendendo a toda população de Sinop que ficou encantada com a novidade.

Também foi na gestão de Nilson que a CDL passou a ter um representante na Câmara de Vereadores, quando o diretor Fernando Assunção assumiu como Vereador em 2008. “Foi um momento marcante porque mostrou ainda mais a força do nosso comércio”, lembrou Nilson.

Nos anos de 2015 e 2016 o presidente foi o empresário Luciano Chitolina que dividiu sua gestão com o vice Márcio Kreibich. Na gestão de Chitolina a CDL integrou a União das Entidades de Sinop participando de lutas pelo Codigo Tributario e a a redução geral de impostos. Também passou por algumas reformas na sede da entidade e a principal foi do Centro de Eventos Presidente Alcides Raiter que foi ampliado e totalmente climatizado. A CDL passou a contar com a CDL Saúde Ocupacional, realizou o CDL nas ruas – Captando pessoas para o Cadastro positivo, o Mutirão de Renegociação das Dívidas com Procon e o 1º Encontro Empresarial, com o tema: DESTACANDO-SE E APROVEITANDO AS OPORTUNIDADES.

Mas o principal destaque da gestão de Chitolina foi o fato do Sicoob passar a ser uma cooperativa legitimamente sinopense com a conquista do Sicoob Norte de Mato Grosso, autorizado pelo Banco Central. “Foi um marco afinal sempre tivemos cooperativas de credito aqui mas nenhuma era baseada em Sinop e com o Sicoob Norte passamos a ter a cooperativa de Sinop”, destacou Chitolina.

Nos anos de 2017 e 2018 a presidência ficou a cargo do empresário Márcio Kreibich que já vinha atuando ombro a ombro com Chitolina. A primeira conquista foi ver, pela primeira vez, um ex presidente assumir o posto de Vereador coma eleição de Chitolina. Entre as realizações de Márcio estão a instalação do Centro de Atendimento Empresarial de Sinop na CDL e a Inauguração do Sicoob Norte, e entre as lutas está a contra a Dengue, e com a Unesin pelo estacionamento rotativo e pela estruturação do Aeroporto entre outros.

Também foi quando a CDL voltou a realizar a LIQUIDA, desta vez em um novo formado, de feira com 12 horas de liquidação. Também realizou o 1º Passeio Ciclistco, o 2º Encontro Empresarial, com Claudio Tomanini, e promoveu a modernização dos eventos com a realização da START UP WEEKEND. Também foi na gestão de Márcio que a CDL recebeu premios Estadual, pelo trabalho desempenhado pela equipe, e até mesmo Nacional.

“È uma satisfação imensa ver a CDL se destacando e sendo referencia pelo trabalho da equipe, temos um grupo muito bom, que veste mesmo a camisa e o resultado aparece mês a mês e quem ganha com isso é o lojista filiado”, disse Márcio.

O atual presidente é o empresário Marcos Antônio Alves, que comanda a gestão 2019/2020 da CDL, ele é o décimo presidente, na 18º gestão desde a fundação da entidade. Em um ano e meio de estão Marcos mudou a cara da CDL. A entidade passou por uma grande reforma estrutural onde foi substituída a caixa d’água e a fossa, que passou a ser toda dentro dos padrões ambientais. A sede ganhou um elevador, garantindo a acessibilidade, e um novo espaço com construção de um mezanino e a cobertura do pátio externo. Além do calçamento em todo estacionamento lateral.

Entre as ações a CDL realizou pela primeira vez o DIA LIVRE DE IMPOSTOS e a SEMANA DO BRASIL. Iniciou os debates do CAFÉ COM JURÍDICO e as palestras semanais do BALCÃO DE EMPREGOS. Chegou ao marco de 1.000 linhas locais da CDL CELULAR e foi destacada regionalmente pelo CERTIFICADO DIGITAL.

Também é na gestão atual que a CDL está se destacando por todo apoio que tem dado aos empresários durante a Pandemia do Coronavirus. A entidade tem participado de reuniões e videoconferências e tem entregue oficios para as autoridades do executivo, legislativo e judiciário, das esferas municipal, estadual e nacional para garantir a abertura do comércio com segurança.

Entre as ações praticas está a distribuição de álcool 70%, máscaras e cartazes informativos. Foi um diferencial a criação e divulgação de um vídeo motivacional que foi utilizado por todo MT e também nos estados de Minas Gerais, Espirito Santo e Santa Catarina e o grande destaque foi a realização da campanha promocional de valorização do comércio “Sinop precisa de você”.

Com o objetivo de levar o cliente de volta as lojas a CDL doou aos 1400 filiados cartazes, urnas e cupons para o empresário distribuir aos clientes, de 01 de maio a 25 de junho, e proporcionando aos mesmos a oportunidade de concorrem a 20 vale-compras, dez de R$500,00 e dez de R$1.000,00 em dois sorteios, um no dia 29 de maio e um no dia 26 de junho. A campanha da CDL “Sinop precisa de você” foi disponibilizada na Revista Nacional Varejo S.A., edição Nº 542, Ano 44. Na matéria “A Responsabilidade de Todos Nós”.

“Temos muito orgulho de toda a trajetória de nossa entidade, de cada conquista, de cada projeto, campanha e serviço. Analisando a historia de nossa entidade vemos que a CDL é de fato uma entidade que atua pelo comercio e promove o desenvolvimento de nossa cidade e somos felizes por nossa historia”, disse o presidente Marcos Antonio Alves. 

 

    

parabens presidentes 20

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei