Notícias

Sábado, 16 de Maio de 2020, 11:16

Tamanho do texto A - A+

CARTILHA MUNICIPAL SOBRE CORONAVÍRUS

Por: Assessoria da Prefeitura

O cidadão sinopense pode contar com mais um reforço na luta contra o novo coronavírus e orientações sobre o assunto. A Prefeitura de Sinop disponibilizou em seu portal na internet (www.sinop.mt.gov.br) uma cartilha contendo informações sobre a doença, mecanismos de prevenção, atuação e demais pontos.

O documento foi elaborado pelas profissionais Cristiane Pereira, bióloga com ênfase em biotecnologia, especialista em sanitização e que há dez anos atua no segmento de controle de pragas sinantrópicas, e Priscila Camargo Garcia, engenheira de alimentos, especialista em microbiologia e que, há 12 anos, atuante na área de prevenção de contaminação.

"A informação e o conhecimento sobre o assunto são importantes. O material foi elaborado de uma forma que seja possível compreender de maneira bem didática o que é o novo coronavírus e como podemos, individualmente ou coletivamente, atuarmos no sentido de nos precavermos", destacou a prefeita Rosana Martinelli.

Em 20 páginas, as especialistas abordam a temática e trabalham com o fomento ao conhecimento.

Recomendações
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Muitas pessoas estão atentas aos cuidados básicos para não contrair coronavírus, mas, infelizmente, outras não se adequaram ainda à nova realidade vivenciada mundialmente ou, simplesmente, desconhecem as orientações de prevenção neste período de pandemia.

“ A intensão neste momento é mostrar o que essa doença pode ensinar, o que individualmente podemos fazer pelo coletivo. É um material compilado de informações de fácil entendimento e de faço acesso da população”, explica Cristiane Pereira, bióloga.

A técnica exalta o apoio que recebeu da prefeita Rosana Martinelli. “Quando começamos a desenvolver, prontamente a prefeita se colocou à disposição para nos acompanhar, nos deu todo o suporte necessário para o desenvolvimento deste material. Eu vejo isso de forma diferenciada, porque nem todas as prefeituras estão com essa visão”, frisa.

A cartilha é formada por um conteúdo explicativo acerca da doença, sintomas, grupos de risco e transmissão. Seu interior também aborda as medidas de prevenção e proteção, como etiquetas respiratórias, higiene com as mãos, desinfecção de objetos, limpeza de ambientes, uso correto de máscaras e luvas, práticas de higienização, comportamentos e adequações.

O material, além de ser baixado gratuitamente pela internet, na versão PDF, para ser utilizado como fonte de informação pelo cidadão, também servirá como um guia direcionado ao comércio e à indústria, com os protocolos sanitários a serem instituídos pelas partes. Ela está no portal www.sinop.mt.gov.br.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei