Notícias

Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017, 07:46

Tamanho do texto A - A+

Câmara de Vereadores aprova mutirão fiscal



Os vereadores de Sinop se reuniram na manhã de quarta-feira (18) em sessão extraordinária para votar o Projeto de Lei Complementar que autoriza a criação do Mutirão de Negociação Fiscal de 2017, permitindo o parcelamento da dívida ajuizada do município, que é de aproximadamente R$ 141 milhões. A proposta foi aprovada, por unanimidade, com cinco emendas propostas pelos vereadores Ícaro Francio Severo (PSDB) e Leonardo Visera (PP).

Todas as emendas foram para impedir o pagamento de 10% dos valores negociados com os contribuintes em forma de honorários para a procuradoria-geral do município, o que, segundo Ícaro, é ilegal.

“Não sou contra o recebimento de honorários por parte dos advogados. O problema é que esta cobrança é ilegal, pois não há regulamentação municipal para isso. E neste projeto específico, a ilegalidade é maior, pois a partir do momento em que se abre uma negociação com o contribuinte, a ação deixa de ser judicial”, argumentou o parlamentar.

O vereador Leonardo Visera acrescentou ainda que a cobrança poderia prejudicar o contribuinte.

“Se o mutirão é para arrecadar para o município e beneficiar o contribuinte, é mais atrativo que não se pague este percentual que não vai para os cofres públicos”, destacou Visera.

Antes de virar lei, o projeto precisa ser sancionado pela prefeita Rosana Martinelli (PR), que pode vetar as emendas e manter a redação original, no entanto, o veto precisa ser apreciado pelo Legislativo, que pode derrubá-lo, fazendo valer o que foi decidido em plenário. Se o Executivo não aceitar a derrubada do veto, a Câmara promulga a lei com as emendas.

Além do projeto do Mutirão Fiscal, foram aprovados outros dois Projetos de Lei para abrir crédito adicional suplementar, juntos, na ordem de R$ 1,5 milhões. As matérias tiveram voto contrário do vereador Adenilson Rocha (PSDB).

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei