Notícias

Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2021, 08:05

Tamanho do texto A - A+

Associação de Bares, Restaurantes e Similares- Núcleo CDL pedem ao Prefeito e Vereadores Flexibilização do “Toque de Recolher”

        A Associação de Bares, Restaurantes e Similares- Núcleo CDL, protocolou na tarde desta quinta-feira, 11, ofício na Prefeitura de Sinop e na Câmara, ao prefeito Roberto Dorner e aos 15 vereadores que compõe a mesa do Legislativo, solicitando a FLEXIBILIZAÇÃO IMEDIATA DO TOQUE DE RECOLHER, previsto no Decreto Municipal 030/2021, de 4 de fevereiro de 2021.

   O Núcleo foi recebido na Casa de Leis em uma reunião extraordinária pelo vice-presidente Paulinho Abreu e pelos vereadores Célio Garcia, Celsinho do Sopão, Professora Graciele, Professor Mário, Lucinei Amaro, Juventino Silva e Luís Paulo da Gleba, que receberam em mãos e deram ciência do pedido. Os demais vereadores que não puderam estar presentes foram oficiados em seus respectivos gabinetes.

   Na oportunidade, foi dada a palavra para que os vereadores, após tomarem conhecimento sobre o pedido de flexibilização do toque de recolher, se posicionassem sobre o Ofício, que mencionava dados importantes de como a economia municipal é afetada pelo fechamento do segmento de alimentação. O levantamento feito pelo Centro de Informações Socioeconômicas – CISE, a pedido da CDL Sinop, estimou que o segmento de alimentação atinge cerca de 4.400 pessoas direto e indiretamente, gerando um impacto financeiro direto de R$ 15 milhões de reais por mês. O que representa 3% do PIB do Município. Os dados foram obtidos no portal do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, MT - Ministério do Trabalho e IBGE.

  A maioria dos vereadores presentes se sensibilizou com os relatos dos membros do Núcleo, que mencionaram a dificuldade inclusive de saldar com a folha de pagamento dos funcionários no início deste mês. Um dos membros enfatizou: “meu comércio está na UTI”.

  Paulinho Abreu disse: “entendo que a flexibilização no horário fará a diferença para o comércio noturno”. Dentre os demais vereadores, Juventino sugeriu a revogação imediata do Decreto do “Toque de Recolher” e externou seu apoio para que fosse feito no mesmo dia.

  Célio Garcia se posicionou favorável ao pedido e chamou a atenção para os números do PIB que representam o segmento de alimentação e completou salientando que o comércio diurno também sofre, pois faz parte de uma cadeia.

  Celso do Sopão se emocionou quando disse: “não participei da votação do Decreto, como todos sabem, mas já trabalhei na noite vendendo trufas e como músico e no ano passado, durante a pandemia sofri, pois, vi a renda caindo muito durante a pandemia", finalizou, dizendo que os demais edis deveriam ter pensado melhor antes da votação a favor e se colocou à disposição dos comerciantes.

  O Vice- Presidente do Núcleo dos Bares, Restaurantes e Similares, Juarez Pavão saiu esperançoso, pela forma como foi conduzida a reunião. Os comerciantes puderam expor suas dificuldades diante da crise que se instalou com as medidas restritivas do Decreto, e que entendem que o Poder Público é quem tem o dever de criar outros dispositivos e não depositar a responsabilidade apenas neste Setor, que trabalha com todos os protocolos de segurança do Covid 19, bem como demais setores do comércio, reafirmou a gerente da CDL, Vanusa Ires.

  O Ofício foi protocolado também na Prefeitura, recebido pela Secretária de Governo, Faira Strapazzon. Segundo ela, a solicitação será levada em reunião nesta sexta-feira para o Chefe do Executivo.

 

Faira

 

 

Oficios

 

 

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei