Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2019, 08:22

Alvará com 10% de desconto deve ser pago até 28 de fevereiro em Sinop

Proprietários de estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços de Sinop que perderam o desconto de 20%, válido até o dia 31 de janeiro, para pagamento do alvará de funcionamento para o exercício de 2019, agora tem imposto até 28 de fevereiro para aproveitar o desconto de 10%. Depois desta data e até 29 de março o desconto será de apenas 5% e após isso não serão concebidos mais descontos e os valores passarão a ter correções.

Ao todo, 7.878 empresas deverão fazer o pagamento do respectivo tributo. Sinop, atualmente, possui 11.992 empresas ativas, sendo que destas, 4.114 são inclusas na categoria MEI - Microempreendedor Individual - e são isentas do tributo. Em janeiro 21% das empresas optaram pelo pagamento com 20% de desconto.

Para fevereiro a expectativa do Secretário de Finanças Astério Gomes é de que este percentual aumente consideravelmente. "Estamos trabalhando para que todos os impostos e taxas da prefeitura possam ser pagos em qualquer instituição bancária, para facilitar a vida do contribuinte, acredito que os entraves existentes seja solucionados nos proximos dias", destacou Gomes.

Os valores para pagamento são definidos a partir de valores contidos no Código Tributário Nacional - Lei 109/2014 – e de tabelas ligadas à Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnaes) de cada empresa. Os valores arrecadados são destinados a diversas ações do município, em atendimento das demandas existentes.