Artigos

Quarta-feira, 02 de Maio de 2012, 00:00

Tamanho do texto A - A+

Palavra do Presidente de maio de 2012

 Depois de três meses de bons números, abril vem para mostrar ao lojista que cautela nunca é demais. Abril teve um inicio de mês positivo e a páscoa superou expectativas ficando 20% melhor que a páscoa de 2011. Enquanto a semana da páscoa de 2011, de 18 a 24 de abril, foram realizadas 3.505 consultas, este ano, de 02 a 08 de abril, foram 4.189 consultas. Mas o restante do mês não foi tão positivo assim e os números ficaram piores que os do ano passado.

Segundo as estatísticas do SPC o Registro de inadimplentes ficou +9.13% superior o de 2011, mas já caiu se comparado com o mês passado, enquanto em Abril foram 1.899 em março foram feitos 2.097 registros. O cancelamento de inadimplentes ficou praticamente igual ao do ano passado, em 2011 foram 1.431 cancelamentos em abril e este ano foram 1.426. Com relação as consultas os números foram negativos. As CONSULTAS ao SPC tiveram uma queda de -11,44%, em 2011 foram 16.420 em abril e em 2012 foram 14.541 e as CONSULTAS de CHEQUE caíram -1,87%.
 
Se o mês de abril foi fraco o mês de maio promete movimento. Os lojistas estão com os estoques prontos para um mês inteiro de muitas vendas. Na primeira quinzena o foco será o dia das mães, a segunda melhor data do comércio, e na sequência, já na segunda quinzena do mês, o foco será a Exponop, que é a terceira data de Sinop, e como começa no segundo dia de junho deve aquecer as vendas dos últimos dias de maio.

Ainda falando do mês de abril temos que destacar a participação da CDL em dois importantes eventos, no Dia do BASTA e no FORUM de SUSTENTABILIDADE. A entidade apoiou ambos movimentos e esteve presente. Na Marcha Contra a Corrupção muitos empresários vestiram preto para protestar contra a corrupção que está disseminada pelo país e por isso indicamos a leitura do artigo “E agora José”. Já no Fórum a CDL incentivou os empresários a participarem para compreenderem melhor a sustentabilidade e tentar vivenciá-la em suas empresas e no seu dia a dia.

Finalizando chamamos atenção dos lojistas a novidade que lançamos este mês a Certificação digital via CDL. Lembramos que esta é uma ferramenta cada dia mais fundamental e por isso fomos buscá-la com os melhores benefícios para vocês, nossos filiados. Então caso ainda não tenho feito a Certificação Digital procurem a CDL e aproveitem esta novidade.

Um ótimo mês de Maio a todos, com muitas vendas e excelentes resultados!

Afonso Teschima Junior
Presidente da CDL Sinop
Lojista Unido, Lojista Forte!

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei