Artigos

Domingo, 01 de Abril de 2012, 00:00

Tamanho do texto A - A+

Palavra do Presidente de abril de 2012

 
 
O mês de março termina fechando também o primeiro trimestre de 2012 e o saldo foi positivo para o comercio. Em média todos os números do SPC (Registro de Inadimplente, Cancelamento de Inadimplente, Consulta ao SPC e Consulta Cheque) tiveram 10% de aumento com relação ao primeiro trimestre de 2011, o que significa que em 2012 o comercio está crescendo 10%.
 
Devemos lembrar como analisamos as estatísticas do SPC: no caso de Cancelamento de Inadimplente, Consulta ao SPC e Consulta Cheque é bom para o comercio quando os números aumentam, mas no caso do Registro de Inadimplente é bom para o lojista que este numero diminua.
 
Ainda analisando o trimestre, apesar da Inadimplência ter subido 13% ainda podemos considerar que o índice é positivo pois as Consultas subiram 18%, ou seja neste período as vendas subiram 5% a mais que os calotes.
 
Já na analise do mês de março individualmente tivemos dois números muito expressivos o REGISTROS DE INADIMPLENTES que subiu +27.78% e as CONSULTAS de SPC que também tiveram um grande aumento, de +30.81%. O aumento de inadimplentes já era esperado pelos lojistas, pois é neste mês que acontecem a maioria dos registros das compras de natal não honradas pelos consumidores. Já o aumento nas vendas surpreende, pois março é um mês mais calmo para o comercio.
 
Asim apesar da inadimplência ter dado um salto a analise ainda é positiva pois as vendas também deram o mesmo salto, o que mais uma vez reforça nossa expectativa positiva para o ano.
 
Para este mês de abril a expectativa continua boa pois temos a páscoa logo no começo do mês e nas semanas seguintes o comercio já sentirá uma leve agitação em função do dia das mães, que acontecerá em maio.
 
Lembramos nossos filiados que o mês de abril está repleto de prazos importantes no que se refere ao pagamento de tributos e aumento salarial, por isso fiquem atentos. Também neste mês iniciamos nosso calendário de cursos e ainda existem algumas vagas disponíveis.
 
Finalizando pedimos especial atenção aos lojistas em nossa matéria de capa. Nela damos algumas dicas importantes sobre identificação de notas e documentos falsos, por isso leia com atenção, repasse a seus colaboradores e guarde este exemplar para futuras consultas.
 
Um excelente mês de abril a todos!
 
Afonso Teschima Junior
Presidente da CDL Sinop
Lojista Unido, Lojista Forte!
Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei